ARITANA


Cacique Aritana, liderança no Alto Xingu, morre de complicações da COVID-19, que está dizimando nossos povos indígenas.

Mais um líder indígena vítima dessa doença e do descaso com os povos indígenas em nosso país.
Mas a quem importa a vida de um índio, de vários índios?
Estamos vivendo tempos muito difíceis, onde mais um morto, ou mais uma centena de mortos não comove quase ninguém. 

Estamos em tempo de pandemia, e espanta ver tantas pessoas achando que já passou, que já acabou.
Pessoas que andam nas ruas sem máscara, ou como em alguns lugares e países, anti-máscaras, negando a existência do vírus e da doença.
Muita coisa estranha  acontecendo no Brasil e no mundo.

Um vírus que atinge principalmente aqueles que para o governo, são dispensáveis: idosos, pessoas com comorbidades (cardíacos, diabéticos, imunossuprimidos entre outros); pobres, negros, indígenas...

Estranho. Será que um dia saberemos a verdade do que está acontecendo nestes tempos?

Meu luto e lamento por todos os que perderam suas vidas nesta pandemia, e hoje, especialmente por você, cacique Aritana.

Covid-19 avança sobre o Xingu | ISA - Instituto Socioambiental

Aritana Yawalapiti (1949 — Goiânia5 de agosto de 2020) foi um cacique do grupo indígena dos Iaualapitis, da região brasileira do Alto Xingu e presidente do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX),

O cacique Aritana, lutava pela preservação da cultura e dos hábitos dos índios xinguanos. “É muito difícil mostrar aos jovens a importância de manter nossos costumes, mas com conversa eles estão vendo que é melhor sermos o que a gente é: índio”, explica o cacique.


Ainda criança, na década de 50, conheceu os irmãos Cláudio Villas-Bôas e Orlando Villas-Bôas, com os quais segundo o cacique, aprendeu muito "sobre a importância de se preservar os hábitos antigos”.

Preparado desde muito cedo para cumprir sua função de liderança, assumiu a chefia dos Yawalapiti na década de 80, passando a atuar na defesa dos direitos dos indígenas, especialmente no que se refere à demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.

Pela sua atuação no campo de direitos indígenas e sua reputação entre outras etnias, Aritana por vezes, fez-se representante de diversas outras etnias, especialmente as que habitam o Parque Nacional do Xingu.

Foi um dos entrevistados no documentário Despertar das Amazonas (2009), dirigido por Anna Penido .

Faleceu em 5 de agosto de 2020, aos 71 anos, vítima da Covid-19.

Ajude : 

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aritana_Yawalapiti


Em  tempo:




Comentários