Política

Todos os dias chovem sobre mim e-mails contra a reeleição de Lula para presidente do Brasil...


Reflito um tanto sobre o que recebo, deleto, sigo em frente.

Faço aqui um comentário com o qual muitos concordarão, mas nem todos, é óbvio...

Não tenho a pretensão de defender o Lula, diante de tanta corrupção que marcou o seu governo, e da qual ele alega não ter tido prévio conhecimento...

Diante dos fatos, não há argumentos.

No entano, para aqueles que são contra nosso presidente, e apoiam o então candidato Geraldo Alckmin, um aparte...

Já disse um colega de profissão: PSDB é canga!

É retrocesso, é ir contra a nação!
Para os mais abastados, aqueles que ganham muito a custa dos muitos que pouco ganham, é o candidato ideal...

Mas para o povo, não.
O Lula é? Também não.

Muitos, como eu se sentem sem opção, órfãos de um candidato em quem confiarmos, em quem gostaríamos mesmo de votar, de ter como presidente...

Porém, na ausência desse candidato, que nem no primeiro turno tivémos, e sem coragem para anularmos nosso voto, nosso direito de escolha, nosso compromisso conosco e com o povo brasileiro, resta uma única opção: dar a chance de ver um trabalho que começou muito d e v a g a r, que foi o do Lula, seguir adiante, quem sabe a passos largos, para colocar novamente o Brasil em posição devida!

As pessoas que se apóiam no fato de ter vindo à tona toda a corrupção entre os políticos nestes anos do Governo Lula, eu pergunto:
Fulano era do governo Lula? ACM? e tantos outros políticos que sabidamente são corruptos, foram e serão provavelmente corruptos, são do governo Lula?
Tantos que foram também acusados de corrupção, (Fulano com seu filho até foram presos), mas logo depois $S$$oltos para comer pastel em Campos!!

Não faltariam exemplos. Todos sabem da nossa longa história de corrupção na política, na Lei de Gerson, no querer aproveitar e levar vantagem em tudo, sobre todos!

Aqueles que não querem o Lula na presidência fiquem com seus argumentos... eu fico com os meus.

Mas me espanta ver professores, que viveram sobre os mandos e desmandos do governo de Alckmin, votarem nele...
Muitos que tiveram que engolir a escola integral sem nenhuma preparação para os educadores, sem verba para dar condições das crianças ficarem oito ou mais horas por dia dentro da escola, onde e até comida estragada foi servida... Me espanta!

Da falta de valorização com o educador, que sofre na pele a falta de estrutura do ensino brasileiro.
Que carrega muitas vezes a responsabilidade de educar, não apenas no saber que nos compete, mas ensinando os valores morais e éticos de uma sociedade, que deveríam ser transmitidas dentro da família, esta em alguns casos totalmente desestruturada...

Me espanta ver como o governo do estado:
desvaloriza os educandos que entram para o Ensino Médio, sendo obrigados a permanecer cinco horas na escola, sem merenda, sendo que muitos nem ao menso fazem a primeira refeição do dia, ou almoçam antes de ir à escola.

E professores mal remunerados, que se alegram por receberem bolsa mestrado, migalhas para poucos que podem dispor de tempo, para se qualificarem (o que deveria ser direito de todos os profissionais da educação), mas que a maioria de nós, pelas necessidades impostas, precisam se desdobrar em duas ou mais instituições de ensino, buscando uma remuneração adequada, com professores que dão aulas nos três períodos para manterem suas famílias, não dispõe...

Livros que nos chegam, benditos sejam, mas que ficam trancados na suposta biblioteca por falta de profissionais capacitados, contratados pelo estado, para nela trabalhar!!!! Que indignação: o Estado não libera a contratação de um funcionário para essa função!

Os livros chegam mas não há como utilizá-los, em sua grande maioria.

Novos computadores, para uma sala de informática, porém, por falta de verba, sem chance de repor o que for sendo consumido pelo uso, adequado ou não dos equipamentos lá instalados.
Na era da globalização, uma sala sem internet.
Professores temerosos de estragarem os equipamentos, e com seus já achatados salários, terem que repor o que foi quebrado, ou desgastado, repetindo, pelo uso inadequado ou adequado dos equipamentos.

Alunos desinteressados, frutos de uma educação falha desde a base, (a qual pouco ou nada o governo faz para sanar) no aprender a ler e escrever, somar, dividir, multiplicar... Lêem textos mas não os compreendem.. Coitados! E coitados de nós que os recebemos semi-alfabetizados, e dando continuidade ao erro, os formamos sem muito saberem!
Mas esta já seria uma outra história, da qual qualquer dia poderíamos falar...


A mim, basta de tudo isto.
Governos mentirosos, com propostas que não cumprem, com desvio de verbas, com desinteresse pela educação, pela saúde, pelo crescimento que gera trabalho...

Estamos cansados, eu e muitos colegas, de sermos mostrados nas campanhas políticas como pequenos e encurralados diante dos alunos... Estamos encurralados sim, mas diante de toda essa situação!

Será uma difícil decisão neste 29 de outubro, mas Geraldo, este não!

Comentários

Moura disse…
A colega lecciona que disciplinas (matérias)?
Em Portugal também a Educação anda conturbada...e penso que um pouco por todo o lado!! Esta geração de políticos deve ter tido uma má relação com a escola!! Daí a sua fraca prestação!!
Freud deve explicar...melhor que eu!!
Um bjo do "arqueologo-Moura" que não é arqueologo...mas sim Historiador de Arte!!
DE-PROPOSITO disse…
Gostei do teu texto, até pelo tema pertinente. Vivo em Portugal, mastenho acompanhado a campanha contra o candidacto dos 'desfavorecidos da sorte'. Oxalá ele os consiga ajudar, em especial os sem terra que tem sido dizimados.
Em Portugal também precisávamos de um Lula. Uma pessoa desfavorecida não consegue por um filho no ensino superior. Isto é país para ricos,ou remediados (os remediados têm a mania que são ricos).
Fica bem.
manuel
Adriana Roos disse…
Por aqui tamabém os remidiados se pensam ricos... a falsa burguesia!