Paineira














Paineira- árvore da praça central de São José dos Campos - SP - Brasil
Uma das que mais gosto, são enormes e lindas, entre julho e setembro estão liberando as sementes, envoltas em paina - tipo de algodão, que eram muito utilizadas nas tecelagens para fabricar mantas e cobertores, há mais ou menos vinte anos atrás, aqui em São José.
Por onde vamos passando, vamos encontrando alguns exemplares destas lindas árvores, no parque da Cidade, no centro, nas avenidas que ligam Santana ao Centro ou ao Alto da Ponte. Em frente a escola na Vila Cândida também temos algumas.
Nesta época, pode-se coletar as sementes no chão, para replantarmos.
Para saber mais: http://www.guiabioagri.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=209&Itemid=2

Paineira em floração. Maravilhosa!

Comentários

Paulo disse…
Obrigado pelo comentário, Flor.
Aqui em Lisboa, as paineiras estão a começar a florir. Essa da foto, em floração, está magnífica.

Cumprimentos.
bettips disse…
Se fosse escolher uma flor para ti, haveria de procurar entre tantas camélias e mandar-te a mais bela, a mais estranha, a mais simples, a mais desconhecida, a mais profunda de cor. Tens 40 anos, escreves, pensas, acarinhas. Tens tudo! Um beijo para tão longe, chega aí?
N�o conhecia esta �rvore, Flor.
Mas que deve ser uma beleza l� isso n�o parecem restar grandes d�vidas.
Quem sabe ainda as poderei ver ao vivo! Fam�lia no Brasil n�o me falta. Ele � tios, tias, primas, primos, sei l� quem mais.
Deixei-te uma nota ao tei coment�rio sobre as t�lias do jardim principal da cidade de Leiria. As duas 1as. fotos mostravam o interior do jardim, tempos idos mas recentes. A �ltima, mostrava o aspecto Sul, visto da parte exterior, s� que agora, aquelas duas grandes t�lias que l� estavam, esfumaram-se. Foi num dia de vento e chuva. S� que elas ca�ram porque lhes cortaram as ra�zes, por inc�ria ou de prop�sito, j� n�o digo nada.
Indecoroso. Muito lamento que as pessoas de Leiria, na maioria, pouco se tenham manifestado! Parece que t�m medo. De qu� De quem? Est�-se a cometer algum crime defender o nosso meio ambiente, as �rvores, por exemplo?
Depois lamentam-se, que � uma zona extremamente �rida.
bj
antonio
Citadino Kane disse…
Flor,
Que linda!!!
Tudo em flor é tão belo, não?!
Abraços,
Pedro