RABANADAS

RABANADAS



Você sabe o que são rabanadas?
Bom rabanada é um tipo de doce feito com pão amanhecido, passado no leite e ovos batidos, fritos e depois cobertos com açúcar, ou açúcar e canela.


Em casa, mamae fazia rabanadas, não na época de natal, como   agora virou  costume, mas em qualquer dia, em qualque época.
Minha irmã mais velha, a Susan depois ficou a "especialista" nas rabanadas em casa: sempre ela que fazia, pois era a que mais gostava.
Me espanta hoje saber que tem gente que nao conhece rabanada!
Tenho uma amiga de infância que só conhece porque nós ensinamos a ela o que era.
Antigamente também se fazia rabanada pra aproveitar as sobras...Hoje, vão a cafeterias e locais mais "chics" pra saboreá-las e elas acabam num instante!


Comentários

Deia Roos disse…
Oi Dri, de vez em quando faço aqui em casa, as meninas adoram!!!!
Olá Flor

Ainda hoje comi rabanadas feitas pela minha mulher, Zaida.
A tradição das rabanadas na minha família também já vem de muito longe!

Parece que estou a ver a minha mãe Encarnação (hoje com 85 anos) a fazer rabanadas, numa grande azáfama, pelo Natal. O meu pai Daniel, os meus irmãos, a Lourdes, a Sildina, o Vitor...só uma boa década e meia é que veio a Isabelita, ali à volta ao cheirinho que vinha da cozinha!...

Uma maravilha pelo sabor e pelas infinitas Recordações que me trazem à memória!...

Bjinho
António
E que tal RABANADAS sem GLUTEN E SEM LEITE, para os 'intolerantes' ou crianças AUTISTAS, minha amiga Cláudia Marcelino publicou em seu site perto do Natal: http://dietasgsc.blogspot.com/2009/12/rabanadas-sem-gluten-e-sem-leite.html

Já testei algumas receitas dela, que em breve lançará um livro com todas as suas receitas SEM GLUTEN E CASEÍNA... :)
Me honra fazer parte do rol de suas amizades!!!
Obrigadão, pelo parabéns.
Besos.
Fred Matos disse…
Pois é, Flor. Lá em casa se fazia rabanada para lanche duas ou três vezes por semana, mas não conhecíamos por rabanada, em Salvador o nome é "fatia de parida"
(risos).
Ótimo carnaval
Beijos