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quinta-feira, setembro 15, 2011

Insônia

Ou será pouco sono?
Todos os dias vou dormir tarde- após a meia noite - pra acordar "cedo" entre seis e meia e sete horas.
Quase todos os dias acordo ainda com sono, acho difícil me levantar principalmente se está frio ou chovendo.
Depois tenho muito sono a tardezinha e se não tenho compromisso fora de casa, ou ele é depois das quatro, tiro uma soneca - e às vezes durmo mesmo, mais de uma hora ou duas.
E hoje?
Fui dormir as nove. Acordei as duas!
Puxa vida! Será insônia? Acho que não. Meu organismo acostumou-se a dormir seis horas no máximo e aqui estou eu, acordada, sem nada de sono...
Fiquei rolando na cama até as quatro e então, cansada de tentar pegar no sono de novo, levantei e estou aqui.Lendo um pouco, acho que fiz certo de levantar, mas errado antes, porque comi e fui dormir!
Se quiserem ler mais sobre o assunto, clic aqui!
Algumas dicas:
*Faça apenas refeições leves à noite. A partir dos 16 anos, a capacidade digestiva de nosso organismo começa a diminuir e uma digestão difícil atrapalha terrivelmente o sono;
*Use a cama apenas para dormir, e não para ver televisão, ler ou jogar videogame, pois esses hábitos são desfavoráveis ao sono; 7.
* A melhor posição para dormir é de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas e um travesseiro não muito alto apoiando o rosto. Não se esqueça de colocar uma almofada entre as pernas na altura dos joelhos. A densidade correta do colchão é fundamental!
* Se estiver numa noite de insônia, não fique na cama forçando o sono. Levante-se, procure alguma atividade e só retorne quando sentir sono;



E outras mais :

Conselhos para Dormir Melhor

  • À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
    Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
  • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
  • Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
  • Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
  • Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
  • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
  • Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
  • Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
  • Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono
Autora:

Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, médica formada pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Endocrinologia e Metabologia.
Tel. (11)3862-9351.

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