ARITANA

Aritana Yawalapiti (1949 — Goiânia, 5 de agosto de 2020) foi um cacique do grupo indígena dos Iaualapitis, da região brasileira do Alto Xingu e presidente do Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX),
O cacique Aritana, lutava pela preservação da cultura e dos hábitos dos índios xinguanos. “É muito difícil mostrar aos jovens a importância de manter nossos costumes, mas com conversa eles estão vendo que é melhor sermos o que a gente é: índio”, explica o cacique.
Ainda criança, na década de 50, conheceu os irmãos Cláudio Villas-Bôas e Orlando Villas-Bôas, com os quais segundo o cacique, aprendeu muito "sobre a importância de se preservar os hábitos antigos”.
Preparado desde muito cedo para cumprir sua função de liderança, assumiu a chefia dos Yawalapiti na década de 80, passando a atuar na defesa dos direitos dos indígenas, especialmente no que se refere à demarcação de terras, preservação ambiental, saúde e educação.
Pela sua atuação no campo de direitos indígenas e sua reputação entre outras etnias, Aritana por vezes, fez-se representante de diversas outras etnias, especialmente as que habitam o Parque Nacional do Xingu.
Foi um dos entrevistados no documentário Despertar das Amazonas (2009), dirigido por Anna Penido .
Faleceu em 5 de agosto de 2020, aos 71 anos, vítima da Covid-19.
Ajude :
Referências:
Comentários